segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

OS "MAGOS" DO ORIENTE

Primeiramente iniciarei este assunto abordando a importância que a astronomia e a astrologia tinham para muitos povos da antiguidade.
Sabe-se que a civilização SUMÉRIA foi a primeira civilização desenvolvida da humanidade, surgiu na região onde hoje é o Iraque, ou seja entre os rios Tigre e Eufrates e esta região recebeu o nome de MESOPOTÂMIA (o que quer dizer "entre rios").
Esta primeira civilização deu origem a outras civilizações que tiveram grande importância no passado e que por diversas vezes são descritas na Bíblia. São elas: A BABILÔNIA, A ASSÍRIA, OS HEBREUS (judeus), OS CALDEUS e que dentre estas civilizações, muitas grandes cidades se destacaram como por exemplo: Nippur, Assur, Lagash, Eridu e principalmente a cidade de "UR" (cidade Natal de Abraão da Bíblia).

Ocorre que todas estas civilizações que se originaram dos Sumérios, davam muita importância ao estudo dos astros, sendo que em escavações arqueológicas atuais, foi encontrado dentro de diversas sinagogas judaicas da antiguidade, desenhos do que teria sido a representação das doze constelações do zodíaco!!!
Estes achados foram rechaçados pelos judeus modernos, pois afirmam que estes desenhos foram colocados ali ou pelos Romanos ou pelo próprio diabo!!!!????, pois para os judeus atuais, o fato de haver símbolos astrológicos em seus templos da antiguidade, não se coaduna com os ensinamentos da Torá (o Livro sagrado dos Judeus, que seria no caso o Velho Testamento da Bíblia).
Diversas placas e monumentos Sumérios, Assírios e Babilônicos tinham também desenhos de representações planetárias e de símbolos zodiacais.

Agora começarei a falar sobre o titulo desta postagem: "OS TRÊS REIS MAGOS"

Na Bíblia, no livro de MATEUS, capítulo 2, conta-se a história de que quando Jesus nasceu, ele teria recebido a visita de três "magos" vindos do "oriente", sendo eles:
BALTHAZAR, MELCHIOR e GASPAR.

Muitos estudiosos não sabem ao certo a origem destes três reis MAGOS, mas chegou-se à conclusão geral de que um dos três reis magos teria vindo da ÍNDIA!, este fato é bastante interessante, pois os indianos desde tempos imemoriais, se utilizam da previsão dos astros em quase tudo em suas vidas, como por exemplo no casamento, no trabalho, no nascimento de um filho e etc..., sendo que até os dias de hoje muitos indianos não saem de casa sem antes fazer previsões astrológicas.
O outro rei mago, o mais velho entre eles, teria vindo de "UR" dos Caldeus que, conforme já dito acima, esta cidade Mesopotâmica possuía grandes conhecimentos da astrologia e astronomia.
O último rei mago teria vindo da Arábia.

A Bíblia conta ainda que os três reis magos vieram para adorar Jesus em seu nascimento por que teriam visto sua "ESTRELA" no oriente.

Portanto, se os magos do oriente que estão claramente descritos na Bíblia vieram de lugares e regiões em que a astrologia era muito importante e seguiram uma estrela que surgiu nos céus, pois tinham o costume de se guiarem pelos astros, então SERÁ que este fato é uma prova inquestionável de que a Bíblia nesta passagem do livro de Mateus, confirma que devemos observar os sinais dos astros para encontrar as respostas, pois os MAGOS DO ORIENTE, guiados por um astro celeste, encontraram a CRISTO??????.

Deixo esta pergunta para uma reflexão...

18 comentários:

  1. sao farcisco de assis tinha a formula de dizer que a terra e mae a agua é mae a natureza e mae entao quando nos estamos aclamndo por socorro a qum noss chamamos?pela nossa mae entao esta ai com serteza esta sim relacionado pois sao francisco de ssis tamben foi um pregador e fundador da 1º caravana de folia de reis que representa os tres reis magos e assim deu a origem as festa que selebramos de 23/12 a 06/01 todo ano aqui em nossa cidade
    julianocords@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu creio que Deus usa quem ele quer, na hora que ele quer, usando os sinais que ele quer, independente de qualquer ciência a ser estudada... Os astros somente nos mostra o grande poder de Deus manifestado...

    ResponderExcluir
  3. Onde é que a biblia diz que eram 3 os reis magos ou os seus nomes???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Biblia nao diz em lugar nenhum que os magos eram 3... nem sequer diz quais eram os seus nomes.

      No entanto voces estáo todos a focar a atencao no ponto errado, talvez por nao conseguirem ler Latin.

      A primeira coisa que devem tomar em atencao é que a palavra "magi" nao significa magos... "magi" significa simplesmente MAIS

      Portanto o verso nao diz que nenhuns magos vieram do oriente... fossem lá quantos fossem.

      Talvez vos falte uma traducao decente do Latin Vulgate... que ainda nao foi feita uma vez que o Ferreira de Almeida nao fez mais que traduzir a versao Inglesa do King James... ainda que tenha dito te-lo feito desde o Grego e o Hebraico

      O que tambem vos posso dizer é que o que necessitam é aprender Latin por voces mesmos... recusando o Latin académico e empenhando-se de forma autodidacta, o que nao sería dificil para qualquer Lusitano mais idoso que saiba ler, ou para qualquer portugues com bons conhecimentos do vocabulario utilizado pelos portugueses nativos mais idosos.

      Enfim...
      nao vieram nenhuns magos do oriente... o local onde Jesus nasceu ficava mais a oriente de Jerusalem... quando ele nasceu eles foram mais de oriente (Bethelem) para Jerusalem...

      o verso seguinte explica o que eles foram fazer a Jerusalem... claro que tambem nao vao conseguir ler se estiverem a pensar que stellas significa estrelas... assim nunca conseguirao entender patavina...

      De todas formas boa sorte na busca pela verdade... a verdade existe e está escrita... basta saber le-la

      .

      Excluir
    2. Então, entendendo que esa é a verdade sobre o testo, o que levaria a continuidade da narrativa narrativa do versículo 2 de Mateus 2?
      Realmente existe a verdade e o "contorcionismo" da verdade para atingir os indoutos e alimentar em muito a apostasia.

      Excluir
  4. a biblia não diz quantos magos eram e muitos menos seus nomes veja o que diz em mateus 2 1 E, TENDO nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém,

    2 Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo.portanto essa materia e uma fraude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim.não fala quantos magos era fala uns..rsrs si vc ver em Mateus 2 vers 11 eram 3 presentes.provável 3 magos...

      Excluir
  5. amigo,me desculpe a biblia condena essas praticas de consultar a astronomia para descobrir o amanha,o amanha pertence a DEUS diz a biblia e quem guiou os magos foi DEUS e na a astrologia e nem a astromania,alias quando é consultado esses caras que praticam astrologia cada um diz uma coisa diferente do futuro é ate engraçado ninguem sabe nada na verdade

    ResponderExcluir
  6. a auguns anos a tras eu assisti um filme biblico que contava a Historia de um mago que se a trazou p/a o locau marcado p/a se encomtrar com os outros três reis magos e não chegou a tempo do nascimento de Jesus só da sua morte e seu presente p/a Jesus foi a caridade, durante todo o tempo que ele o procuou. infelismente eu não milembro do titulo

    ResponderExcluir
  7. “THE ESSENCE OF GOD”.
    Out of curiosity has the desire to know about the "essence" of God?
    “THE ESSENCE OF GOD” is composed of all the "PHYSICAL SPACE OF THE UNIVERSE" occupied by a "INTELLIGENCE" of the highest degree of perfection, to give the origin in time and space, all forms of "ENERGY ", which move, since the atom, with its structures tiny dimensions, until all the celestial bodies, which composes the cosmos in perfect harmony and balance in their movements, and the purity of their feelings of "LOVE" composed of "Piety", "Justice" and "Mercy", gives us, the existence of life.
    What is your "opinion" on this character, known to everyone, but its composition is rarely talked about among the laity and religious?
    I await your response, if you "really" believe in him.

    “A ESSENCIA DE DEUS “
    “ Por curiosidade tem o desejo de saber sobre a essência de DEUS?”
    “A ESSENCIA DE DEUS” é composta de todo o “ESPAÇO FISICO DO UNIVERSO” ocupado por uma “INTELIGENCIA” do mais alto grau de perfeição, para dar a origem no tempo e no espaço, todas as formas de “ENERGIAS”, que “movimentam”, desde o átomo, com suas estruturas infinitesimais dimensões, até todos os corpos celestes, que compõe o Cosmo em perfeita harmonia e equilíbrio em seus movimentos, e a pureza de seus sentimentos de “AMOR” constituído de “PIEDADE”, “JUSTIÇA” e “MISERICORDIA”, nos dá, a existência da vida.
    Qual é a sua "opinião" sobre este personagem, conhecido por todos, mas a sua composição é pouco comentada entre os leigos e religiosos?
    Aguardo uma resposta sua, se “realmente” acredita nele.

    ResponderExcluir
  8. No livro "O Misterioso Nascimento de Jesus" o autor - Julião Veríssimo Drummond - cita os magos como cumprindo profecias a respeito da vinda de Cristo. Menciona o Salmo 72, onde a excelência, justiça e glória do reino de Salomão prefiguram as do Messias. Os versículos de 9 a 11 e 15 dizem:- "Aqueles que habitam no deserto se inclinarão ante ele... Os reis de Tarsis e das ilhas trarão presentes, os reis de Sabá e de Seba oferecerão dons... e viverá e se lhe dará do ouro de Sabá." Ver também Isaías 60:6.

    ResponderExcluir
  9. Queridos, muito bem. todos têm razão em relação ao seu ponto de vista, mas ao meu ver é necessário ter calma para não atacarmos ninguém se necessidade; digo isto pelas seguintes razões:
    1º facto desta postagem citar nomes a torna anti-Bíblica?
    2º na época em que Jesus veio ao Mundo como um bebé, só existiam os Judeus ou também havia outras nações? e se havia os povos delas tinham apenas profissoes e titulos ou tinham tambem nomes? e se tinham nomes onde estaria o mal em pesquisar sobre os mesmos?
    terceiro acho bom que os magos, sábios ou Reis foram os primeiros a adorar a Jesus pois isso para mim confirma a supermacia de Messias, pois colossenses diz que Jesus é superior a todos os poderes e potestades
    3º Mt 2 não é uma passagem prescritiva ou normativa e sim descritiva (descreve um acontecimento) faz um registo que demonstra uma efeméride em que até pessoas do mundo distante de judaica foram alcançados pelo amor de Deus.
    4º se aqueles homens que foram adorar a Jesus saídos de tão distantes, enfrentando tantos perigos e dificuldades não merecem a nossa consideração então a nossa fé é efêmera, pois que eu creio que todos que adoram Jesus como eles fizeram, eles receberam a transformação das suas vidas pois eles vira não os deus e sim o Deus na terra o Emanuel.
    que elementos eles usaram como oferta ao Rei Jesus?
    R: Mirra que para Eles queria dizer que Jesus é Divino
    Ouro que para eles queria dizer que Jesus é Poderoso
    e incenso que para eles queria dizer que Jesus é imortal exatamente como descrito em Isaías 9:6
    que Jesus ilumine a todos nós que possamos adora-Lo com todo nosso ser, com zelo, e sem medirmos esforços pois ele é mesmo o único Deus verdadeiramente existente. amem.

    ResponderExcluir
  10. OS REIS MAGOS SÃO MODELO DE CONVERSÃO À VERDADEIRA FÉ, DIZ PAPA FRANCISCO
    Na homilia da Missa da Epifania o Papa Francisco afirmou que os Reis Magos representam a humanidade em busca de Deus. Eles resistem às tentações e convertem-se adorando o Menino Jesus

    6 de janeiro, Festa da Epifania – Missa na Basílica de S. Pedro presidida pelo Papa Francisco. Na sua homilia o Santo Padre começou por referir que os Reis Magos presentes na manifestação de Deus no Menino de Belém representam toda a humanidade. E é precisamente sobre o caminho destes homens sábios vindos do Oriente à procura do Messias que a Igreja nos convida neste dia a meditar – afirmou o Papa Francisco:

    “Os Magos representam os homens e as mulheres à procura de Deus nas religiões e nas filosofias do mundo inteiro: uma busca que jamais terá fim. Homens e mulheres que procuram.”

    Recordando um hino litúrgico da Epifania, que alude precisamente à experiência dos Magos o Santo Padre indicou o título desse hino: ‘Lumen requirunt lumine’ que quer dizer: seguindo uma luz, eles buscam a luz. Nessa procura da luz os magos encontram muitas dificuldades. “Quando chegam a Jerusalém, vão ao palácio do rei, porque consideram óbvio que o novo rei nasceria no palácio real.” – observou o Papa.

    ResponderExcluir
  11. Mas nesse encontro com Herodes perdem mesmo de vista a estrela e só a reencontram quando percebem que o Messias nascerá em Belém, a cidade de David. Herodes queria eliminar o Menino e não adorá-Lo – advertiu o Santo Padre. Os magos retomam viagem e encontram “o menino com Maria, sua mãe” (Mt 2, 11). E aí, após terem superado a tentação de Jerusalém junto do rei Herodes, conseguem superar uma segunda tentação não rejeitando a simplicidade do Menino no presépio de Belém:

    “Depois da tentação em Jerusalém, apareceu aqui a segunda grande tentação: rejeitar esta pequenez. Mas não o fizeram; em vez disso, “prostrando-se, adoraram-No”, oferecendo-Lhe os seus preciosos e simbólicos dons. É sempre a graça do Espírito Santo que os ajuda: aquela graça que, por meio da estrela, os chamara e guiara ao longo do caminho, agora fá-los entrar no mistério. Guiados pelo Espírito, chegam a reconhecer que os critérios de Deus são muito diferentes dos critérios dos homens, já que Deus não Se manifesta no poder deste mundo, mas vem até nós na humildade do seu amor. Assim os Magos são modelo de conversão à verdadeira fé, porque acreditaram mais na bondade de Deus do que no brilho aparente do poder.”

    Deste modo, podemos interrogar-nos – continuou o Papa Francisco: Qual é o mistério onde Deus Se esconde? Onde posso encontrá-Lo?

    O Santo Padre reafirmou que “o presépio propõe-nos um caminho diferente do sonhado pela mentalidade mundana: é o caminho do abaixamento de Deus, a sua glória escondida na manjedoura de Belém, na cruz do Calvário, no irmão e na irmã que sofre.”

    “Os Magos entraram no mistério. Passaram dos cálculos humanos ao mistério: esta foi a sua conversão. E a nossa? Peçamos ao Senhor que nos conceda fazer o mesmo caminho de conversão vivido pelos Magos. Que nos defenda e livre das tentações que escondem a estrela. Que sintamos sempre a inquietação de nos interrogarmos “onde está a estrela”, quando a perdermos de vista no meio dos enganos do mundo.”

    ResponderExcluir
  12. O Papa Francisco concluiu a sua homilia exortando os cristãos a não se escandalizarem com o “sinal”, da indicação de “um menino envolto em panos e deitado numa manjedoura” e a terem a humildade de pedir à Mãe que nos mostre o Menino Jesus para que com ele encontremos a coragem de nos libertarmos “das nossas ilusões” e “das nossas presunções” e possamos, assim, encontrar a Luz “como fizeram os santos Magos.”
    Fonte: http://www.news.va/pt/news/papa-na-missa-da-epifania-os-magos-sao-modelo-de-c

    ResponderExcluir
  13. O que importa é somente crê na mensagem do menino Deus.

    ResponderExcluir